Detectando Invasão de Portas Vulneráveis com Angry IP Scanner

Saudações no tutorial de hoje vou explicar como utilizar o Angry IP Scanner para detectar portas abertas em sua rede local, existem várias formas de fazer isso, como usar o NMAP ou outras ferramentas de rede, primeiramente é necessário fazer o download do Angry IP Scanner através do site:

Para Windows:

http://angryip.org/download/#windows

Para Linux:

http://angryip.org/download/#linux

 No tutorial nos focaremos no Windows, após o download, execute a versão portátil ou instale o programa, primeiramente precisaremos saber o nosso IP da rede local, através do comando do MS-DOS ipconfig.


MS DOS












Abra o Angry IP Scanner e coloque os IPs que deseja escanear, no meu caso 192.168.1.31, 


Scan de Portas de rede
 
















Esse é um processo um pouco demorado dependendo da quantidade de portas TCP que deseja escanear ou HOSTs na sua rede que deseja varrer. 


scan de vunerabilidade de portas de rede


















Após a análise conseguimos determinar quais portas estão abertas no meu IP Local que são as seguintes:

1-134,136-1024,1029,1031-1394,1396-1800,1802-2102,2104,2106,2108-5356,5358-6000

A primeira questão que entra é eu devo bloquear as portas específicas ou um range específico, bom isso vai depender muito dos programas que você utiliza em seu computador como por exemplo Jogos Online, Ferramentas de Acesso Remoto, Windows Update, Torrent entre outros, por exemplo devo bloquear a porta 134? 



134: INGRES-NET Service:

A porta TCP 134 usa o Transmission Control Protocol. O TCP é um dos principais protocolos de redes TCP / IP. TCP é um protocolo orientado a conexão, ele requer handshaking para configurar comunicações end-to-end. Somente quando uma ligação é estabelecida dados do usuário podem ser enviadas bidirecional através da ligação.


 Neste caso é uma porta TCP seu bloqueio não é recomendável. Você pode testar antes de bloquear ou restringir.

 
As portas que devem ser evitadas bloqueio são as 80, 443, 8080 caso você use FTP a 21, no próximo tutorial explicarei como bloquear e criar regras específicas para bloquear ou restringir o acesso de determinadas portas de rede.

0 Resposta para "Detectando Invasão de Portas Vulneráveis com Angry IP Scanner"

Postar um comentário

Faça sua pergunta de forma concisa e direta, perguntas que não tem a ver com o tema serão consideradas spans.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...